Professor: uma imagem esfacelada?

 

Daniella Barbosa Buttler; Editora Lumen et Virtus; Professor: uma imagem esfacelada?
 FICHA TÉCNICA

 ISBN: 978-85-66744-03-3
 Edição:                     

 Nº de páginas:       
 250
 Acabamento:
   brochura
 
 Formato:     14,00x21,00

 R$: 45,00

 
Imagens de solução


A docência possui características peculiares de enorme complexidade que permitem distingui-la das outras formas de trabalho humano. Circula no ideário social uma imagem de que o ensino não é trabalho, mas um sacerdócio. Como se os professores tivessem um dom, fossem profetas e não trabalhadores. É urgente, hoje, valorizar a profissão do professor e essa valorização requer que a significação, as condições e as questões desse exercício sejam conhecidas, compreendidas, clarificadas, questionadas, renegociadas e reconstruídas. Na concepção vygotskyana de ensino-aprendizagem, as mais elevadas funções mentais do indivíduo emergem de fenômenos sociais, como se tivéssemos “janelas de aprendizagem” e a ideia de mediação corrobora para que novos modelos se transformem em nova representação.